segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Solidariedade e disponibilidade!


Foto:Presépio do Séc. XXI
Roubada aqui

Para além da amizade, camaradagem, cumplicidade que a todos nos une, também, a solidariedade e a disponibilidade, são valores que se desenvolvem (desenvolveram) entre nós. Fosse porque, faziam parte da visão do projecto missionário onde, na nossa adolescência, estávamos inseridos, fosse porque, "naturalmente, todo o homem é bom".

A solidariedade e a disponibilidade têm um problema em comum, a falta de tempo.

E, vamos fazer um teste com esta mensagem, para ver até onde chega a nossa falta de tempo neste Projecto! Primeiro, mostrando a nossa disponibilidade e, depois, apoiando (ou não) uma ideia solidária.

Ficou pelo meio de uma mensagem já publicada, mais ou menos ensanduichada, a ideia de apoiarmos, todos os anos, um dos Projectos Mãos Unidas. Retomo, de novo, a ideia porque a considero o motor solidário e que dará sentido missionário aos nossos convívios, mantendo, na origem, a chama acesa pelo motivo porque um dia todos nos conhecemos.

Era pois, importante saber, como se diz na mensagem se "em cada jantar, (podemos) reunir mais 1 euro, por participante. Esses euros, reunidos, ao longo dos jantares, serão depois doados a um dos projectos da SVD. Desta forma, libertamos as nossas consciências, de pensarmos (só) com a barriga e ajudamos a erguer algum projecto que terá muita oportunidade e utilidade para o povo que sofre e que é acompanhado por alguns dos nossos ex colegas"?

O problema vem agora! Dizer que estamos de acordo com o Projecto e que é uma boa ideia, não basta, é necessária a disponibilidade! Aqui entra a falta de tempo, aquela desculpa, eterna, que nos permite tudo.

Ora vejamos, se por falta de tempo não tivermos disponibilidade, a falta de disponibilidade não nos permite ser solidários,
logo, não sendo disponíveis nem solidários não vamos ao jantar.

Mas há uma boa notícia! O tempo que aqui vos falo, não é o "vosso" tempo (agora, os meus amigos já estão a pensar, o "gajo" endoideceu de vez - não estarão longe!).

É que o tempo que foi nosso... já passou!

Por acaso, existe por aí algum "senhor do tempo" futuro? De certeza, que não... Por isso a falta de tempo continua a ser a desculpa mais esfarrapada, que eu conheço, para o comodismo.

Organizemo-nos pois e o tempo será "nosso"!


Aceitam o desafio?
...respondam!


(Os comentários às mensagens já estão mais fáceis e operacionais, eram muito complicados de utilizar... já não são!)

2 comentários:

  1. Boa iniciativa Vitor,

    concordo em absoluto. Faz sentido que contribuamos com quem nos ajudou a formar...

    Abraço,
    Fernando Carvalho

    ResponderEliminar
  2. Vitor,
    só agora reparei nesta mensagem. Apoio 100%. Sugiro até que mensagem seja recuperada, para local mais visível, uma vez que jantar se aproxima e blog deve "mexer mais" por estes dias. Jorge Portas

    ResponderEliminar

O seu comentário é muito importante.
Obrigado