terça-feira, 21 de novembro de 2017

Castanhas e Festa em Tarde de Outono

Por: António da Conceição Pinto

Viveu-se uma bela tarde de festa e alegria, no passado Sábado 18 de Novembro, com o magusto anual organizado em Lisboa pelos delegados regionais da Associação dos Antigos Alunos do Verbo Divino (AAVD). O encontro deu-se, como é hábito, na casa SVD de Lisboa e o amplo salão chegou a abarrotar de gente, sobretudo com antigos alunos verbitas e seus familiares, mas também com membros da nossa Congregação (padres Joaquim, Coutinho e Pradeep), e vários amigos de uns e outros. Sempre patentes os sinais de harmonia, amizade e solidariedade que nos unem. E depois, ao fim da tarde, lá chegou a animação puxada especialmente pelo José Freire e a sua concertina, acompanhado ainda pela panóplia de instrumentos que previamente distribuíra pelos que o rodeavam. A dirigir as cantorias, como é fácil adivinhar, lá esteve o António Registo. A cantoria e a dança contagiaram particularmente as quatro crianças, netas de verbitas, com a sua graça genuína.

Foram chegando individualmente ou em grupo, e após cumprimentarem quem já estava, formaram núcleos de convívio, rodando para encetar conversa com outros conhecidos.

O salão estava preparado para acolher quem ia chegando e alinhar na mesa grande as iguarias, bolos e bebidas, que cada um trouxe para depois todos partilharmos em conjunto. Já as castanhas, o prato de resistência do dia, essas há muito estavam a ser assadas, tal como o grelhador estava a funcionar em pleno preparando febras, entremeadas e chouriços que iam chegando à mesa para consumir antes de arrefecer.

Apesar de o ano não ser da melhor produção, devido à seca, as castanhas estavam boas: vinham em terrinas, tapadas por um pano, para se conservarem quentes!

Estaladiças, era só debulhar e saborear. Quanto à jeropiga, um elemento essencial à função do dia, essa chegou em abundância, de colheitas particulares, pois foram muitos a trazer! De futuro, será de pensar um concurso… para escolher a melhor!

O grupo reunia 66 participantes, portanto algo acima da habitual meia centena, igualando os melhores registos de há seis anos. No tocante a antigos alunos manteve-se à volta dos trinta, mas desta vez estiveram muito mais familiares e amigos.

Assinale-se que o Presidente da associação, Eduardo Moutinho, veio do Porto para estar com os antigos alunos da Zona Sul. A sua esposa Mª José festejou o aniversário com bolo de velas e champanhe, tendo os presentes cantado parabéns, referindo ela nunca ter celebrado com um grupo tão grande. De Castelo Branco veio o simpático casal José Januário e Sylvie.

Fez-se o sorteio das rifas para uma garrafa de bebida de alta qualidade, cuja receita reverteu para as missões.

A artista Lia Paulino, esposa do Daniel Reis, entregou ao Pe. Joaquim Domingos uma pintura da sua autoria, para ser colocado em Fátima ou Lisboa, conforme decisão do Superior Provincial da SVD em Portugal.

Há a assinalar a presença de dois estreantes nestas andanças, o António Gama e Virgílio Fernandes, que foram recebidos pelos antigos alunos com gáudio.

Então e os ausentes fizeram falta, perguntará quem está a ler estas linhas e não esteve lá! Pois é, de facto foram à volta de 25 ex-alunos contactados e que justificarem a sua ausência: por afazeres, festas familiares, vinda de amigos, estarem fora até do país, ou por doença. Será de ponderar a divulgação da data com maior antecedência, para permitir o agendamento. Reconheço que fizeram falta, pois cada um tem o seu lugar com as suas características próprias que ninguém consegue substituir. Permitam-me que realce, que o Vítor Baptista e o Óscar Mota, quando vêm, trazem consigo um grupo de amigos, fazendo disparar o número de participantes. Mas, a vida não pára… e a festa faz-se com quem está!

Na logística estiveram os delegados: Aníbal nos grelhados e Vicente nas castanhas, o Pinto na contabilidade, a fornecer as mesas a Olívia e a Luísa, com o Messias a reforçar a equipa. Ao reitor da casa, representado pelo Pe. Pradeep, agradece-se o acolhimento.

E, agora, até à próxima!




António Gama e Virgílio Fernandes

PRESENÇAS:
Albertino Antunes e Glória
Aníbal Marques
António Dias Gama
Antº Paulos, Luna e 5 fam/amgos
António Registo
António Reis e Josefina
António Pinto, Olívia e casal amigo
António Rui Barata
Antº Vicente Almeida e Luísa
Arlindo Santos
Daniel Reis e Lia
Eduardo Rego
Eduardo Moutinho Santos e Mª José
Francisco Jerónimo
Francisco Magueijo e Mª Jesus
Henrique Nunes
João Carlos Balão
Joaq Bernardo Corte (Parente)
Joaquim Bernardo Monteiro
Joaquim José Corista e Isabel
José Carlos T Martins e Júlia
José Freire e amigo
José Januário e Sylvie (de C. Branco)
José Magalhães
José Morgado e filho Pedro
José Quelhas e Gorete
Manuel Nobre
Manuel Peres Sanches
Messias, esposa, 6 fam/amigos 2 netos
Nicolau Marques
Virgílio dos Santos Fernandes (novo)
Pe. Joaquim Domingos Luís
Pe. Carlos Coutinho
Pe. Pradeep
TOTAL: 66 pessoas: sendo 31 AA, 13 esposas, 15 fam/amigos, 4 crianças e 3 Padres

1 comentário:

  1. Muito bem sr A. Pinto, continuas a ser aquele elo de ligação e informação, para que todos se sintam mais próximos. Abraço Apaulos

    ResponderEliminar

O seu comentário é muito importante.
Obrigado