sábado, 13 de dezembro de 2008

S. NICOLAU


Todos os anos, por alturas do 6 de Dezembro (dia de S. Nicolau), me recordo da forma como a data era assinalada no Tortosendo. No ano de 1970, tinha eu entrado há poucos meses, foi terrível. Semanas antes, já a conversa dominante era a chegada do S. Nicolau, dos seus diabos e da morte (aquele esqueleto aterrador!!!). Então aqueles que se portavam mal, não era o meu caso..., tremiam com medo da condenação. Lembro-me de estarmos a jantar naquela sala que tinha o palco, apagarem as luzes e, entre relâmpagos e trovões, surgir um esqueleto movendo-se, subtilmente, com a sua gadanha. Aterrador!!!... Por sorte, nem esse ano, nem nos seguintes, fui um dos condenados e levados para o "inferno". Anos mais tarde, acabei por ser diabo e S. Nicolau. Ainda me lembro de, no final do discurso, dizer: "Diabos infernalis, ud statem apareatis". (Que me descumpem os "latinórios" pelos possíveis erros...).

Um abraço para todos

Rui Barata

1 comentário:

  1. Tó Rui!
    A imagem é um bónus meu e do Vitor, que está aqui comigo. Bela recordação. Muitos se recordarão do seu 1º Ano e do misto de temor, "terror" - "serei o próximo a mergulhar no inferno?" -, respeito, magia do ambiente que a todos envolvia!
    Venham daí essas recordações e fotos!

    Um abraço,
    Nicolau e Vitor

    ResponderEliminar

O seu comentário é muito importante.
Obrigado