quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

‘Sabor da Beira’ fez nove anos e nós festejámos a 26 de Janeiro/2018

Já lá vão nove anos e nota-se bem: tantas coisas aconteceram e como a vida mudou ao longo deste período de tempo!
Foi precisamente no Hotel Olissippo do Oriente que tudo começou no dia 30 de Janeiro de 2009, uma sexta-feira à noite. Um grupo de amigos, de amizade forjada quando antigos alunos verbitas, sentiu a necessidade de se reunir à volta de uma mesa, como manda a boa tradição portuguesa. Havia, além disso, um entusiasmo especial pelo lançamento, à época, do blog Sabor da Beira, a menina dos olhos de dois desses antigos alunos do Tortosendo, a dupla Vítor Batista e Fernando Carvalho. A eles se deve, e ao grupo de fiéis amigos congregados, a continuidade destas simbólicas reuniões, que vão alimentando a chama da nossa amizade.
Mas o tempo vai mudando e isso nota-se, em especial porque a essa dupla foi ficando cada vez mais assoberbada de atividades profissionais: oVítor com a sua  Tabacaria do Largo, praticamente aberta de sol a sol e o ano todo, no Monte Estoril; e o Fernando juntou ao seu munus de diretor do hotel em Lisboa, a responsabilidade do apoio ao Hotel Santa Margarida e à Adega dos Apalaches, ambos em Oleiros.
No meio de tanta azáfama, valeu-nos o António Casimiro para dar uma mãozinha na preparação da jornada de confraternização desta sexta-feira, 26 de Janeiro.
Pois bem, divulgação não faltou através das redes sociais de comunicação, “site” do Blog e facebook, sendo que mais contactos pessoais poderiam ter mobilizado mais gente. Mas não é que anda por aí uma gripe provocada pelo intenso frio nocturno, que afastou à última hora o Eduardo Rego, Eusébio e Nicolau, afectando também o Messias e outros! Apesar de tudo reuniu-se um grupo de 18 convivas para jantar, a que se juntou em visita de cortesia o Pe. António Leite, Superior Provincial SVD.
Com requinte e primor tudo estava preparado numa sala acolhedora do Hotel Olissippo do Oriente, para nos proporcionar um repasto de alta qualidade e um serão de alegria e convívio. A começar pelo cálice de Porto, como boas-vindas, e logo o buffet de salgadinhos, gambas e saladas frias. Em seguida deliciámo-nos com os pratos quentes confecionados pelochef Vitorino, bacalhau com batatas “ a murro” e lombinhos com cogumelos e castanhas, a complementar com arroz branco e grelos cozidos. À sobremesa fruta e doces, com café para encerrar.
Pois é… a parte recreativa não podia falar, mas o grupo “Beata Tempora” registou o impedimento do Marcos e Chico Barroso. O artista do “azulejo alicatado”, José Freire animador destes eventos, não pode comparecer. Mas estava o “maestro” Registo e o pessoal tinha a voz afinada pelo precioso néctar das uvas das videiras ou água de nascente pura e cristalina que alguns preferem para preservar a boa saúde. As quadras foram brotando, fruto de uma cuidada pesquisa do referido grupo musical. Cantando “à capela” a animação foi grande e participativa. O António Pinto, qual Zaqueu, lá estava preparado para sacar uns euros ao pessoal, que além de preço da refeição esteve na mira de cobrar quotas para a associação,
A debandada foi simultânea e sem complicações, pois a ampla garagem subterrânea do hotel tinha muitos lugares de estacionamento vagos, que poderiam ter acolhido mais gente. Para saber quem esteve vejam a lista de presenças em anexo.Os que participaram recordem os belos momentos vividos e os ausentes fiquem a saber como foi.
A encerrar, um louvor ao trio de organizadores, Fernando, Vítor e Casimiro! A senda promete continuidade pois a amizade mantém-se ao longo do tempo e precisa de ser alimentada… com convívio e boa comida!
Saudações a todos, agradecendo a quem teve a paciência de ler este arrazoado de palavras. 
Com dedicação,

António Pinto 


Presenças:
Aníbal Marques
Antº Casimiro Barata, Leonor e 3 amigos
António Pinto
António Registo
António Rui Barata
Artur Santos e Edite
Daniel Reis
Fernando Carvalho
Henrique Barata Nunes
Luís Antº Garcia “Chefe”
Óscar Mota
Ricardo Figueira
Vítor Batista
Pe. António Leite
TOTAL: 19 pessoas, sendo 13AA, 2 esposas
                    3 amigos e 1 padre.

1 comentário:

  1. Estes momentos aconchegam-nos não só o corpo mas, essencialmente, o espírito. Infelizmente são encontros cada vez mais esporádicos, mas saio sempre de coração cheio. Une-nos o Verbo Divino, mas também esta caminhada amiga de muitos anos. Um abraço amigo para todos
    António Rui Barata

    ResponderEliminar

O seu comentário é muito importante.
Obrigado