domingo, 27 de junho de 2010

Era precisa muita paciência para aturar aquela rapaziada toda...

Foi no já longínquo ano lectivo de 1972/73 que a Prof.ª Maria Octávia me começou a aturar. Estava eu no, então, 3.º ano e, para mim, a Matemática era muito parecida com o Chinês, mas recordo a imensa paciência que sempre teve comigo. 
Nos anos seguintes, para além de Matemática, foi minha professora de Ciências, Físico-Química e Geografia. No entanto, aquilo que sempre admirei na Prof.ª Octávia foi a forma amável, carinhosa, compreensiva e amiga com que nos tratava. Era precisa muita paciência para aturar aquela rapaziada toda, mas ela fazia por consegui-la. 
Por tudo o que significou para mim, e penso que para a esmagadora maioria dos que fomos seus alunos, nunca a esqueci e estou-lhe imensamente grato. Fiquei muito feliz por vê-la no Contacto SVD e por ler o texto bonito que escreveu.  
Lembro-me de alguns dos seus filhos mais velhos, na altura ainda crianças, mas é significativo que agora estejam connosco no Sabor da Beira (FB). Isso só demonstra os valores vividos na família em que cresceram. Um abraço. 
António Rui Dias Barata


6 comentários:

  1. Vídeo muito bom (obrigado ao quim do moradal), e um obrigado MUITO GRANDE à professora Octávia que nos desvendou os primeiros mistérios da da arte da Matemática.
    Gostei muito das palavras dela.
    Votos de uma recuperação rápida pós operação ao joelho.

    ResponderEliminar
  2. Zé, reparaste como ainda se lembra do incidente do teu mano Jorge!!!!!
    ... O meu "Jorgito", nã se esquece. Ele já terá visto?

    ResponderEliminar
  3. Pelo que ela me testemunhou antes da gravação, em off, esse curso dos Natários, Zé Maneis,Vitors e etc., deveriam ser "frescos"! Na gravação, on line, depois quem as paga é a "tábua rasa" do Madeira Antunes! Obrigado Dra.Octávia, mas aos poucos os seus "meninos" estão-se retratando! Atenção que a Graça (filha da Dra.Octávia) está à espera de ler os v/s comentários para os transmitir à mãe! P.F. divulguem e exigimos comentários! Participem! Um abraço para todos do MADEIRA ANTUNES!

    ResponderEliminar
  4. Pois é, eu estou por aqui!!
    Ainda agora lhe li estes comentários ao telemóvel.
    Pôs-se a rir. Mas está sempre a perguntar se tenho novidades vossas.
    Pois já me tinha lembrado se o Jorge já terá visto isto e lido o Contacto???
    O "Mê Jorge" como dizia o Pe. Elisio!!!
    A minha Mãe não se esquece do Jorge, e eu lembro-me de ir com ela vê-lo ao Hospital, ela levou-lhe um livro, e ele ainda hoje se lembra que livro foi, não me recordo agora, mas era d'Os Cinco ou d'Os Sete, ele sabe que eu já lhe falei nisto.
    Comentei que eu transmito os vossos comentários.
    Bjs

    ResponderEliminar
  5. Estava eu por terras de focas nórdicas, e através do Sabor da Beira vi um pouco do que disse a Profª. Octávia ao Contacto: sempre me senti afortunado pelo carinho que persiste entre nós! Agora sobre dizer da Graçinha, foi a minha Irmandade que me pôs em linha: também ela é uma garota muito especial. Vou revelar então qual é o livro: "O Raio Verde" de Júlio Verne, que versa sobre o poder de acreditar em algo para a vida; neste caso era a visão de um fenómeno raro ao pôr do sol! Com diz o poeta: "sempre que um homem sonha, o mundo pula e avança".
    Abraços Amigos e Beijos Queridos,
    Jorge

    ResponderEliminar
  6. Jorge,
    Fazes falta por estas bandas.
    Sabes bem da amizade de todos lá de casa por ti, em especial a minha Mãe.
    E eu que não consigo fixar o nome do livro.
    Espero que estejam todos bem, tu a Teresa, a Mariana e o Manel
    Beijinhos Grandes
    Graça

    ResponderEliminar

O seu comentário é muito importante.
Obrigado