segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

ENCONTRO DE NATAL-AAVD-"2011"-GUIMARÃES!


Por: João Lourenço

Depois de larga divulgação, deste encontro e numa tarde chuvosa, conforme o programa,pelas 15 horas começaram a chegar os participantes que,estavam, préviamente, inscritos. Começou a cavaqueira do costume, pois há sempre quem não conheça alguém,até á hora da eucaristia, que iniciou pelas 17,30 H, presidida pelo Padre Manuel Abreu, que se deslocou de Lisboa, para a pré-apresentação do Livro de Paul Schebesta, " Portugal a missão da conquista no Sudeste de África", porque a apresentação oficial seria em Lisboa no dia 13/12.

No tempo antes da missa,ainda, houve uma actuação dos elementos das concertinas, que o Madeira conseguiu que viessem para abrilhantar a eucaristia, e animar o grupo nos tempos livres.

A Eucaristia foi,sem dúvida, o ponto mais alto deste encontro, com uma participação e com uma alegria, que não víamos há muitos anos.O coro, as músicas e a preparação das mesmas, se devem, exclusivamente,ao empenho e trabalho do " maestro"Madeira Antunes, que com o órgão e os seus amigos das concertinas, tornaram este acto, imensamente animado e participado, aliás, no final, sentia-se nos rostos e nos comentários de todos esta alegria.



Após a missa, nesse intervalo, foi feita, então a apresentação do livro,supra, referido e de novo, até á saída para o jantar, voltámos a ser animados pelo grupo das concertinas.

Pelas 19 horas, seguimos em caravana para o Centro Equestre de Fermentões, que dista do Seminário, aproximadamente 5 Kms, onde seria o Jantar " Ceia de Natal".

A Ceia de Natal, foi feita em conjunto com o Grupo de cantares populares "Minhotos Marotos", a quem nos associámos,por acordo deles disfrutando de toda a animação que eles transmitiram, que foi imensa, com desgarradas,danças.... etc. isto, só foi possível, devido á forte ligação do Madeira Antunes com este grupo.
Nesta ceia, não faltou nada alusivo ao Natal, em terras do Minho,bacalhau, aletria, mexidos, rabanadas... etc. e muita música.

Esta animação se manteve até ás 3 da manhã, para os que aguentaram, claro.



Foi um encontro maravilhoso com 107 presenças AAVD e famílias ou amigos e, ainda, na ceia totalizaram, aproximadamente 300, com os Minhotos Marotos.

De realçar a satisfação de termos tido a presença de alguns colegas, que se deslocaram de bem longe para se associarem a este convívio, como o Leonel, que além da presença, ainda veio trabalhar, aliás ele é assim mesmo, um espectáculo, o Fernando Carvalho e esposa e ainda, o Messias e esposa. Registámos,ainda, com enorme agrado, a presença de vários colegas que há muito tempo não nos davam o prazer da sua presença, como, Adelino Antunes e esposa, Cortinhas e esposa, Esteves e esposa e o Amâncio, desculpem se escapou alguém.Por tudo isto, considero que este encontro foi, além de animado e muito participado, muito frutuoso.




Que esta onde de entusiasmo, se mantenha e que muitos mais amigos, participem e colaborem nestes eventos que são de todos e para todos, e que são tão agradáveis e necessários e porque são a lenha que alimenta a chama, que queremos bem viva.





Não podemos deixar de agradecer á SVD, a forma como nos acolheram e nos franquearam todo o espaço e condições para que nos sentíssemos em casa.Bem hajam e sabem que a AAVD, estará presente.Um Feliz Natal e um Bom Ano de 2012 para todos os ex alunos e suas famílias.


6 comentários:

  1. ...Caros amigos e colegas:...a isto chama-se o VERDADEIRO LUX MUNDI...ON LINE, é pena que sejam "os mesmos", mas com eles ou com os outros, estaremos sempre prontos para, como diz o Grande JOAO LOURENÇO, mantermos sempre uma chama viva!...Apareçam,,participem!
    ATÉ Á PRÓXIMA, com os mesmos e com outros mais!

    ResponderEliminar
  2. Com muitos mais... todos juntos! Já repararam que se contabilizarmos todos os encontros que tiveram lugar este ano, podemos dizer que estiveram centenas a participar nesses encontros/convívio, desde, Fátima, passando pela Benedita, pelo Tortosendo, por Guimarães, por Lisboa... tão importante como o espaço é o tempo! Nesses encontros, somámos horas e mais horas juntos, em são convívio, partilhando, reflectindo, cantando, ajudando... sei lá!
    Vale a pena!... mesmo.
    Vitor Baptista
    Feliz Natal!

    ResponderEliminar
  3. Há muitos anos que não participava em actividades
    da Zona Norte.
    Valeu a pena fazer tantos Kms e pagar tanta Portagem.
    Mesmo com um dia de muita chuva, houve tempo para
    abraçar velhos amigos, que há muitos anos não via.
    Pena foi, a falta de espaço, no Restaurante, que impediu
    o convívio e animação.
    Parabéns à Direcção e aos Delegados do Norte.
    Um agradecimento ao Casal José Manuel Saldanha e
    Clotilde, que nos receberam princepescamente, na sua
    nova casa.
    Uma vez no Norte, não podia regressar sem dar um abraço
    ao José Manuel Magalhães e Rosa, a quem tive o prazer de
    cravar o Almoço de 3ª. feira.
    Aproveitei  para dar um abraço ao amigo Dr. Clementino, que 
    nos recebeu no seu Escritório, onde esteve também sua Esposa
    e Filha mais velha (já Advogada Estagiária).
    Em primeira mão, passo as palavras do Dr. Clementino, deixadas
    na presença do Magalhães: "Associação, para nós, não é caso 
    encerrado".
    Poderemos ter, muito em breve, o prazer de contar com estes
    grandes amigos na nossa companhia.
    Eu e minha Esposa, teremos que ir muito mais vezes ao Norte.
    Aproveito para deixar a todos os AAVD'S, votos de um Bom
    e Santo Natal.
    Saudações,
    MESSIAS GOMES e NATIVIDADE

    ResponderEliminar
  4. Vistas as fotos, lida a prosa do Lourenço e ouvidos outros comentários, é caso para dizer, muitos parabéns, rapaziada. E ainda dizem que não estamos a mexer e a dar sinais de vida!Atentem só ao que se passou no Tortosendo, no Magusto de Lisboa e agora em Guimarães. Viva a AAVD e quem a apoiar! Ah, e já agora, vivam o Amâncio e o Cortinhas, meus particulares e velhos amigos, que ousaram sair do seu poiso, para irem saudar o pessoal. Que o façam mais vezes, de boa saúde e na nossa companhia. Eu, se não estivesse ainda mais longe (cá pela serra algarvia), desta vez não falhava. Fica para a próxima. Daniel Reis

    ResponderEliminar
  5. Vos não imaginais a alegria que nos transmitis , todos, e particularmente a prosa do João Lourenço, com quem partilhei no Tortosendo, quando ele vindo de Guimarães com outros,fez etapa ali aos pés da nossa imponente Serra da Estrela.

    Transmitis, alegria, emoção e esperança, porque são muitas as gerações que agora se encontram, partilham e convivem sob os mesmos valores que, como consta, se assumem à luz do dia.

    Essa força da AMIZADE chegara e tocara a grande maioria. E, sentir que ha tantos amigos que nos esperam é motivo para quebrar o impossivel e ir ao encontro de braços abertos...

    Um Feliz Natal,cheio de Luz para TODOS.

    Joaquim Gil, Ornans-França

    ResponderEliminar
  6. Todos estes comentários, nos dão mais força e vontade de continuar, porque se sente um entusiasmo crescente e desejo de participação nos futuros encontros. Vamos a isso,e aí estaremos para registar essas presenças,e também para vos recordar estas declarações, no caso de não aparecerdes.
    Do coração: Um Feliz Natal e um Bom 2012 para todos.

    ResponderEliminar

O seu comentário é muito importante.
Obrigado