sexta-feira, 9 de julho de 2010

Os antigos alunos são a marca verbita, por excelência, na sociedade civil...


“Falo” como se a verdade, neste caso, fosse igual para todos. É nesse pressuposto que afirmo que o Pe. Jerónimo foi uma das pessoas que mais marcou, positivamente, a minha vida.

A alegria contagiante que punha nas histórias que nos contava e nos empolgantes desafios de futebol que tanto gostava de partilhar connosco (com algumas caneladas à mistura, não intencionais, (?) diga-se).

O respeito com que nos tratava, como se já fossemos homens como ele.

A sua sagacidade para acalmar as tempestades: quando connosco ia jantar àquele salão enorme, que era também salão de festas, onde praticamente todos (o pessoal do Tortosendo) experimentámos o teatro, e quando parecia impossível fazer a oração de acção de graças pelo reboliço de dezenas de miúdos excitados, depois de horas a estudar em silêncio, ele subitamente nos captava a atenção com uma anedota, que esvaziava a tensão, e nós, após alegre risada, e como forma inconsciente de reconhecimento emudecíamos solenemente.

São coisas impossíveis de esquecer.

Só um homem bom e sábio sabe ser para os outros o exemplo edificante que ele foi e é. E estando ainda entre nós, o Céu pode esperar, pois que pelo que consta está cheio de gente boa, com a falta que há cá pela terra.

Um abraço amigo do Francisco Barroso.


2 comentários:

  1. O P. Lúcio, e O P. Jerónimo, foram, no que me à minha pessoa diz respeito, aqueles que de uma forma mais intensa e positiva, marcaram a vida dos jovens que nos anos de 65 a 70, tiveram a felicidade e ousadia de conviver fora de portas com outras gentes.

    Muitos de nós nunca teríamos sa+ido das nossas aldeias se não fosse o SVD.

    Não seríamos aquilo que somos hoje... Mas seríamos... outras pessoas...
    Ficaram marcas...
    Houve outras referências...
    Mas esta ... o P... Jerónimo... qd me aparece... no Tortosendo... de Boina e a fumar...depois de ter tirado mais um curso na Universidade de Coimbra ... terá dado alento àqueles que viam que a vida do Missionário era uma vida aberta...

    Gostei de conviver com ele... e é uma das grandes referêcias que guardo...
    Tenho dito

    ResponderEliminar
  2. No último fim-de-semana de Outubro temos que ir ao Tortosendo e soltar a grande gargalhada, como nos velhos tempos, "a bandas despregadas"!
    Conto estar presente e participar na TERAPIA DO REJUVENESCIMENTO (sem custos!!!!).

    Um abraço Pe Jerónimo, são recíprocos os sentimentos!
    Vitor Baptista

    ResponderEliminar

O seu comentário é muito importante.
Obrigado