sábado, 18 de outubro de 2014

Um Pequeno Retrato do Trabalho Verbita no Mundo

Pela lente e através de algumas palavras do Pe José Antunes svd, vamos poder conhecer mais alguns lugares onde o espírito verbita habita! Obrigado, em nome de todos, ao Pe José Antunes svd
(Este trabalho é coordenado com o nosso amigo José Teodoro)

Caros amigos,
Este Verão estive sete semanas na Argentina [lá era Inverno...] a realizar a Visita Geral às comunidades/paróquias/escolas/projectos dos missionários do Verbo Divino. Neste email e noutros que se seguirão, partilho algumas fotos para dar a conhecer a missão naquele país e algumas das suas paisagens.

p. zé antunes

Argentina - 1:
- basílica de Nossa Senhora de Luján. Na cripta estão imagens de Nossa Senhora de quase todos os países do mundo; entre elas Nossa Senhora de Fátima.
- catedral de Buenos Aires (de onde veio o papa Francisco) na Plaza de Mayo. Na calçada da praça, está desenhado o lenço que simboliza as mães da Praça de Maio, que ali se reuniam todas as emanas para reclamar das autoridades notícias sobre os filhos desaparecidos durante o regime militar. 




Argentina – 2 (Quilmes)

Quilmes é uma cidade nos arredores de Buenos Aires. O primeiro bispo foi Jorge Novak, um verbita. Ele foi dos poucos bispos que durante a ditadura militar defendeu os perseguidos e acolheu na sua catedral as «mães da praça de Maio». No seu túmulo está escrito:
Amigo de Dios y de los pobres
Misionero incansable
Defensor de los Derechos Humanos
Servidor de la unidad de los cristianos

As fotos são:
túmulo de Jorge Novak; grupo de jovens do Lar Madre Teresa (acolhe crianças e jovens abandonados pela família). O irmão Victor Hirch, svd, está à frente da ONG Una mano que ayuda  e que em Quilmes coordena o trabalho de várias instituições que acolhem crianças, mulheres vitimas de violência, jovens em risco.



Argentina - 3 (Alemães do Volga)

Os primeiros missionários SVD chegaram à Argentina no dia 23 de Outubro de 1889 (faz agora 125 anos). Arnaldo Janssen respondia assim a um pedido para que enviasse missionários que pudessem cuidar dos emigrantes alemães que nessa ocasião estavam a chegar da Rússia. Este foi o primeiro objectivo da presença SVD na Argentina. Ao longo de 125 anos, estas comunidades de língua alemã floresceram. As igrejas que hoje se encontram nessas regiões testemunham a fé dessa gente e o trabalho verbita.  Quase  todas as paróquias estão hoje nas mãos do clero diocesano e os descendentes dos alemães já não falam alemão.

Fotos: fotos de igrejas svd na Argentina




Argentina - 4 (Colégios)

SVD Argentina tem 7 colégios.
Algumas fotos de uma reunião com os conselhos diretivos dos colégios.



Argentina – 5 (Neuquén)

província de Neuquén – fotos de paróquias SVD em Picún Leifú e Piedra del Aguila





Argentina – 6 (Patagónia)
Mais uma selecção de fotos da Argentina, desta vez na Patagónia, na paróquia de Aluminé.
Numa das fotos, os padres Rafa (polaco) e Miguel (vietnamita) estavam a assar um cabrito para o nosso almoço...




Argentina – 7 (125 anos da SVD na Argentina)

- Fotos da assembleia provincial nos 125 anos da SVD na Argentina
- Muro da Memória (em Buenos Aires) onde estão assinalado os nomes e a idade dos 30 mil desaparecidos/assassinados durante o regime militar (1976-1983). É impressionante verificar que a maioria dos desaparecidos estava na casa dos 20-30 anos. 




Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário é muito importante.
Obrigado