quinta-feira, 17 de outubro de 2013

7 semanas em África*

O Pe José Antunes regressou de África no dia 18, após sete semanas de missão e de trabalho intensivo em Visita Geral às comunidades SVD do Congo e do Chade.

"A Visita Geral é uma ocasião para conhecer o trabalho missionário no terreno, encorajar os nossos missionários, escutar a voz do povo, conhecer as suas dificuldades, para termos uma visão mais objectiva da realidade. Em Roma, muitas vezes temos de tomar  decisões sobre as nossas comunidades e os nossos trabalhos. As Visitas Gerais que, de seis em seis anos, se fazem a todas as províncias SVD são um dos meios mais apropriados para conhecer a realidade da nossa Congregação e das pessoas com quem trabalhamos.”

Estes são alguns apontamentos de viagem do Pe José Antunes que aqui partilhamos com todos os amigos.



CONGO-01: Foto junto ao rio Congo, com dois verbitas congoleses; apesar de estarmos na estação seca, o rio é enorme e poderoso. Missa na igreja de Notre Dame d’Afrique. A equipa do «Verbum Bible», uma instituição SVD para a divulgação da Bíblia em línguas africanas.



 

CONGO-02: Fotos na quinta de Bibwa, um terreno que a SVD está a começar a explorar nos arredores da capital. Numa das fotos, estão a preparar o almoço para todos nós.



 


CONGO–03: Algumas fotos no interior do Congo (Bandundu e Beno). Cruzando o rio Kwilo. À nossa espera na outra margem.

 

CONGO-4: Estrada Bagata-Kikwit;  grotto de Nossa Senhora; Assembleia Provincial em Ngondi;

 
 


CHADE-1: Fotos de: igreja de S. Arnaldo Janssen, em Laramanaye; com o P. Frederic Koubi nos campos onde a paróquia cultiva milho, arroz e feijão. O P. Frederic é togolês, mas  fez a teologia em Lisboa; uma estrada na paróquia SVD de Boro.  

 
 


CHADE–02: Os sete missionários SVD no Chade;  reunião com o Conselho Pastoral da paróquia de Boro;  esperando pelo almoço... e almoçando na paróquia de Boro.  Celebração eucarística.

*Com a participação do Pe. José Antunes, a quem aproveitamos para enviar o nosso reconhecimento.

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário é muito importante.
Obrigado