sábado, 19 de março de 2011

Permitam-me...


José de JESUS AMARO

Hoje é vê-los e ouvi-los de boca cheia a falar dos velhos, a que eufemisticamente gostam de chamar idosos, dos pensionistas ou reformados, de pensões de miséria, de reformas vergonhosas... como se os seus antecedentes familiares e laborais lhes dessem alguma autoridade para falarem e içarem essas bandeiras.
Definitivamente: não gosto deles, não acredito neles, incomodam-me terrivelmente com os seus discursos falsos e deslavados, nos quais os culpados são sempre os outros e os justos e inteligentes são sempre eles. Preocupados? Como? Se nunca o foram?! Interessados? Como? Se quando eram donos dos grandes latifúndios e das grandes fábricas exploravam os seus trabalhadores até ao tutano, pagando-lhes salários de miséria? Quando não os ameaçavam com o despedimento se, porventura, se atreviam a reclamar ou a pedir uma nesga de aumento!
Somos, porventura, o povo mais desmemorizado do mundo. Não só do hemisfério Norte, deste (sim!) e de todos os hemisférios que há ou ainda hão-de surgir por aí.
Não gosto deles quando arrotam saberes e razões como quem acaba de encher a mula num lauto banquete, regado com bons vinhos e encerrado com deliciosas sobremesas. Enojam-me porque não têm pudor! Não que me incomode o que comem ou deixam de comer... A mim basta-me o pão e a água!
Conheci este país na minha querida beira baixa (a região que tem a mais bela luz natural do mundo!), descalço no verão, mas também no inverno, apesar do frio e da chuva, porque não havia dinheiro para botas e muito menos para sapatos. Conheci-o à luz de uma candeia a petróleo (pois o azeite era sempre pouco para o caldo e as batatas), porque electricidade era luxo para aqueles que agora tanto se preocupam com os pobres (noutros tempos sabemos, de fonte segura, que não foi assim). Conheci-o num tempo em que o centeio e a broa eram o pão nosso de cada dia e que bem sabiam temperados com a fome esguia que por ali se passeava sorrateira e silenciosa, já que ninguém queria dar parte de fraco.
Era assim...
e não adiante virem agora com as desculpas esfarrapadas de que tudo está mal, que antes é que era bom, que o escudo era uma moeda forte... etc...etc...
Mas o que é isso!? Querem fazer-nos parvos? Provavelmente até o somos... mas não tanto nem tão desmemorizados. Andam por aí com manifestações e greves? Óptimo! Façam-nas! têm direito a isso e muito mais. Querem armar-se em vítimas, pois força, que se faz tarde! Estão “à rasca”? pois que se aliviem, onde e como forem capazes! São deolindos? e estudam para ser escravos? bom proveito lhes faça. Só que, como todos sabemos, eles, na sua grande maioria, nem sequer estudam, como querem chegar a ser escravos? Vejam quantos milhares dos que entram nas universidades terminam o primeiro ano com todas as disciplinas feitas... Depois, contem-me! Mas isso não ou pouco interessa para eles. Queremos condições, reclamamos direitos... e, se posssível, que nos limpem a bunda...
Não acredito no que me dizem os políticos? Em parte não! Mas também não acredito no que me dizem os cidadãos que falam muito, mas pensam pouco, e até porque uma parte também mente descaradamente. E pensar, na verdade, dá trabalho, exige regras, honestidade, amor à verdade, memória, independência.... Muitos também sonham em ser “bóis” ou em tê-los orgulhosamente em casa. Seja lá de que partido forem! E, o mais grave é que ainda têm a coragem e desfaçatez de me aparecerem besuntados com umas pinceladas de verniz ético-moral. Desse barato que usam milhares e se pode comprar em qualquer parafarmácia ou loja de ferragens e em grandes superfícies e similares.
Poupem-me! Por favor não se queixem dos outros. Queixem-se de si mesmos. Do que fazem mal e do que não fazem e deviam fazer! Comprem um kit com espelho e tinta e antes de abrirem a boca mirem-se com calma, sem se acovardar, e digam ao interlocutor do outro lado aquilo, que tantas vezes dizem de outros e a outros. Corem de vergonha amarela, mas corem. Digam-lhe que vale pouco ... muito pouco mesmo. E que precisa de ter mais vergonha na cara...

4 comentários:

  1. Excelente, j-a! Como sempre.
    Abraço.

    N.M.

    ResponderEliminar
  2. Era realmente assim mesmo sem tirar nem por.

    Só que havia vergonha na cara.Agora há muitas

    botas mas muitas almas descalsas.

    João

    ResponderEliminar
  3. Bom Zé! Não poupas uma palavra e arrasas consciências acomodadas!... Nunca vais pelo caminho mais fácil. Não és teimoso, nem azedo! É isso que admiro nos debates que abres...

    Neste caso, bipolarizas a questão, entre o antes e o agora, comparando as condições. Claro que são diferentes, como diferentes são as questões que agora se colocam. Só o facto de se protestar de barriga cheia e botas calçadas, não é por si só, motivo de tamanho ataque à forma de protesto e de indignação que por aí graça. É o vazio das ideias? Estou contigo. É o populismo fácil? estou contigo...

    Terás preferência pelo imobilismo da geração actual e que, até certo ponto, a caracteriza? Do deixa estar como está? Não me parece!

    Nem me parece que a actual geração deva corar de vergonha, ainda por cima amarela(!), só porque se encontrou encurralada e gritou. As políticas educativas não são isentas e as gerações dirigentes que não se esquivem, nem que ninguém as branqueie.
    Vitor

    ResponderEliminar
  4. Totalmente de acordo.
    É triste como os homens mais de 2000 anos depois apenas olham para o espelho e não aprenderam a ver o que o espelho reflete.
    Tanta evolução tecnologica e o homem não evoluiu nada.

    Um abraço ao Zé Amaro

    Paulo

    ResponderEliminar

O seu comentário é muito importante.
Obrigado