Retrato do Paraíso
Todos conhecemos a célebre frase de Martin Luther King, tenho um sonho: um dia os meus quatro filhos vão viver num país onde não serão julgados pela cor da sua pele, mas pelo seu carácter. E sonhos, todos nós, na verdade, temos tido imensos.
Eu, em verdade vos digo: tive uma revelação. Não porque eu me tenha revelado ao mundo (isso ando eu a tentar fazer há cinquenta e tal anos), mas porque o mundo se revelou para mim. E que revelação é essa? Estão vocês a pensar…é que eu já vivo no paraíso.
O paraíso, que ninguém sabe o que é nem onde fica, porque que não é uma questão espaço temporal, foi-me revelado e isso é possível através do conceito ou a ideia que todos temos dele. Um lugar onde corre o leite e o mel, onde imaginamos que a felicidade só ali é possível.
O Paraíso é mesmo aqui onde eu habito. Arroios - Lisboa. É certo que é a capital do reino (para os monárquicos é claro), mas não é só por isso.
Este paraíso, por ser real, sustenta-se em três planos reais, como não podia deixar de ser. Um de natureza material, outro de natureza religiosa e outro de natureza mágica.
O de natureza material está simbolizado e radicado da Rua Pascoal de Melo, mesmo aqui ao meu lado, que muitos de vós conhece por causa da Cervejaria Portugália.
É uma artéria que vai do Largo da Estefânia à Praça Olegário Mariano, com cerca de 500 metros, mas um dos lugares mais ricos da cidade, a nossa Wall Street. Só na Rotunda da Estefânia tem quatro Bancos: Santander, Millénnium, Banif e BBVA. Um pouco mais à frente, do lado esquerdo, o Deutsche Bank, mais vinte metros, do lado direito, o Crédito Agrícola. Passa-se o Jardim do Constantino aparece logo o Barclays. Mais cinquenta metros do mesmo lado, o BPI, que já cá faltava e atravessada a Almirante Reis, mesmo em frente da Portugália, outra vez o Santander. Quantos são, contaram? Não é preciso: 9. É prodigioso ou não é?
O plano de natureza religiosa é também fantástico, se bem que não tão concentrado e com o epicentro na minha casa, a igreja de S. Jorge da Arroios, ao cimo da rua, a Igreja do Ministério dos Semeadores da Boa Nova, no n.º 96-A. Um pouco mais abaixo, mas ainda na Rua de Arroios, o Centro de Evangelismo Mundial das Assembleias de Deus, no n.º 83-A e ainda um pouco mais abaixo, no Edifício Jardins de Arroios n.º 54, a Igreja Pentecostal com Deus. No largo de Santa Bárbara a Igreja Evangélica Lisbonense. Na Rua D. Estefânia a Igreja Mundial do Poder de Deus e na Almirante Reis/Alameda uma igreja de grande freguesia: a Universal do Reino de Deus, onde já me disseram que há mesmo milagres. Podia arranjar ainda mais, mas a amostra é já significativa.
O de natureza mágica é talvez o mais espectacular, porque para além de mostrar que há imensa gente de riquíssima complexidade, contradiz a teoria da moda, que nos quer impingir a ideia de que o mundo está cada vez mais materialista: E isso deixa-me satisfeito.
Vou deixar-vos aqui os nomes dos grandes mestres que se preocupam connosco e me deixaram o seu cartão no limpa pára-brisas do carro em poucas semanas:
Professor UMAR astrólogo – grande médium vidente – especialista em todos os trabalhos ocultos, tel. 965 580 383;
BRAIMACAMBAI – astrólogo espiritualista curandeiro – professor e mestre na astrologia, dotado de poderes absolutos e irresistíveis…tel. 969 385 094;
Professor MAMADU – astrólogo e grande médium vidente – especialista em todos os trabalhos ocultos tel. 936 374 370;
Astrólogo AMADU o espiritualista resolve qualquer que seja o seu caso mesmo grave ou difícil solução… tel. 966 021 647;
Prof. METTRE CASSAMO astrólogo – grande médium vidente – especialista em todos os trabalhos ocultos, resultados rápidos e garantidos dotado de dom hereditário tel. 965 580 383;
Mestre FATI - astrólogo espiritualista com experiência aconselha sobre amor, impotência sexual, aproximação rápida (isto deve ser aquela cena da cobrição) afastamento das pessoas amadas… tel. 965 793 088;
Mestre astrólogo – vidente Prof. ALCAIRY …grande cientista, espiritualista com super magia negra e branca mais forte… tel. 961 284 064;
Mestre CASSAMA - grande médium vidente internacional - ajuda a recuperar esposos que foram com outra pessoa amada, casamento, negócios tel. 968 303 533;
Professor KALIFA …grande conselheiro, com 28 anos de experiência; especialista em todos os trabalhos ocultos, descendente de uma antiga família de magias negra e branca tel. 939 736 421;
Professor ABDOU – grande especialista curandeiro, especializado na astrologia e espiritualismo… trata negócios, inveja, mau-olhado, vícios, concursos, emprego, promoção, atracção de clientes… tel. 968 936 358.
Maravilha das maravilhas: todos estes “grandes mestres” darão pulos de contentamento de vos poderem ajudar; qualquer destas igrejas agradecerá a Deus o envio de um novo prosélito, mas o mais incrível de tudo isto é que todos os bancos que vos referi têm uma caixa embutida na parede da rua e todas estas caixas dispõem de uma ranhura donde saiem notas de euro, que até parecem que foram passadas a ferro.
E chegados aqui, vos pergunto eu: o que poderá ser isto senão o paraíso? É-o seguramente para os prisioneiros na Caverna de Platão (ainda se lembram da alegoria não lembram?), mas para outros, talvez não seja bem isso e eu próprio o admito, mas que é um sítio e um local maravilhoso, isso ninguém pode negar, até porque, em tempo algum da existência da humanidade se verificou tal prodígio.
É óbvio que isto é a ribalta, são os holofotes, que tanto nos excitam, mas se esta fosse a verdade (apesar de real) porquê tanto prozac, tanta coca e tanto álcool? Viver não é fácil e gerir a liberdade a que estamos condenados, como dizia o meu amigo (porque me deu uma perspectiva responsável da existência) J P Sartre, é uma tarefa demasiado árdua. No meio disto tudo, um gajo conseguir manter-se equilibrado é de artista. É por isso que dizem que viver é uma arte. É preciso ser-se intuitivo: vejam esta tirada …tenho para mim que o mundo em que vivemos não é aquele que vemos e nos rodeia, mas aquele que construímos e sentimos em cada dia que passa…(do nosso amigo tertuliano Zé Duarte, in comentário à carta do Xico) é preciso ser-se acima de tudo frontal. Frontal com os outros, mas sobretudo connosco próprios, porque o mais difícil na vida não é vencer os outros (há sempre uns tantos mais fracos), mas vencermo-nos a nós. Aqui a coisa complica, porque ninguém nos conhece como nós próprios nos conhecemos.
Para bem de vós todos e para terminar, que a lenga lenga já vai longa, deixo-vos com uma citação de Epicuro, 341 A C: “a felicidade e a bem-aventurança não tem a ver com a abundância de riquezas, com posições elevadas, com cargos ou com poder, mas com a libertação do sofrimento, a docilidade dos sentimentos e um estado de espírito que estabelece limites que estão de acordo com a natureza.” E outra de Henry Thoreau, n. 1817: “ a riqueza de um homem é proporcional às coisas de que ele consegue prescindir”. E mais não disse, descalçou as luvas, limpou as mãos à parede e foi-se, como dizia o nosso prof. Ernesto.
Até logo.
Grande e criativo Chico. A leitura foi um prazer. Manda mais queijos, meu!
ResponderEliminarZé Miguel Teodoro
Diz lá Chico, aos Bancos eu sei que vais, supersticioso? (todos somos), mas... vais áquelas "missas" todas?
ResponderEliminar