domingo, 10 de janeiro de 2010

1.ª Revelação - Por Xico Barroso



Retrato do Paraíso

Todos conhecemos a célebre frase de Martin Luther King, tenho um sonho: um dia os meus quatro filhos vão viver num país onde não serão julgados pela cor da sua pele, mas pelo seu carácter. E sonhos, todos nós, na verdade, temos tido imensos.
Eu, em verdade vos digo: tive uma revelação. Não porque eu me tenha revelado ao mundo (isso ando eu a tentar fazer há cinquenta e tal anos), mas porque o mundo se revelou para mim. E que revelação é essa? Estão vocês a pensar…é que eu já vivo no paraíso.
O paraíso, que ninguém sabe o que é nem onde fica, porque que não é uma questão espaço temporal, foi-me revelado e isso é possível através do conceito ou a ideia que todos temos dele. Um lugar onde corre o leite e o mel, onde imaginamos que a felicidade só ali é possível.
O Paraíso é mesmo aqui onde eu habito. Arroios - Lisboa. É certo que é a capital do reino (para os monárquicos é claro), mas não é só por isso.
Este paraíso, por ser real, sustenta-se em três planos reais, como não podia deixar de ser. Um de natureza material, outro de natureza religiosa e outro de natureza mágica.
O de natureza material está simbolizado e radicado da Rua Pascoal de Melo, mesmo aqui ao meu lado, que muitos de vós conhece por causa da Cervejaria Portugália.
É uma artéria que vai do Largo da Estefânia à Praça Olegário Mariano, com cerca de 500 metros, mas um dos lugares mais ricos da cidade, a nossa Wall Street. Só na Rotunda da Estefânia tem quatro Bancos: Santander, Millénnium, Banif e BBVA. Um pouco mais à frente, do lado esquerdo, o Deutsche Bank, mais vinte metros, do lado direito, o Crédito Agrícola. Passa-se o Jardim do Constantino aparece logo o Barclays. Mais cinquenta metros do mesmo lado, o BPI, que já cá faltava e atravessada a Almirante Reis, mesmo em frente da Portugália, outra vez o Santander. Quantos são, contaram? Não é preciso: 9. É prodigioso ou não é?
O plano de natureza religiosa é também fantástico, se bem que não tão concentrado e com o epicentro na minha casa, a igreja de S. Jorge da Arroios, ao cimo da rua, a Igreja do Ministério dos Semeadores da Boa Nova, no n.º 96-A. Um pouco mais abaixo, mas ainda na Rua de Arroios, o Centro de Evangelismo Mundial das Assembleias de Deus, no n.º 83-A e ainda um pouco mais abaixo, no Edifício Jardins de Arroios n.º 54, a Igreja Pentecostal com Deus. No largo de Santa Bárbara a Igreja Evangélica Lisbonense. Na Rua D. Estefânia a Igreja Mundial do Poder de Deus e na Almirante Reis/Alameda uma igreja de grande freguesia: a Universal do Reino de Deus, onde já me disseram que há mesmo milagres. Podia arranjar ainda mais, mas a amostra é já significativa.
O de natureza mágica é talvez o mais espectacular, porque para além de mostrar que há imensa gente de riquíssima complexidade, contradiz a teoria da moda, que nos quer impingir a ideia de que o mundo está cada vez mais materialista: E isso deixa-me satisfeito.
Vou deixar-vos aqui os nomes dos grandes mestres que se preocupam connosco e me deixaram o seu cartão no limpa pára-brisas do carro em poucas semanas:
Professor UMAR astrólogo – grande médium vidente – especialista em todos os trabalhos ocultos, tel. 965 580 383;
BRAIMACAMBAI – astrólogo espiritualista curandeiro – professor e mestre na astrologia, dotado de poderes absolutos e irresistíveis…tel. 969 385 094;
Professor MAMADU – astrólogo e grande médium vidente – especialista em todos os trabalhos ocultos tel. 936 374 370;
Astrólogo AMADU o espiritualista resolve qualquer que seja o seu caso mesmo grave ou difícil solução… tel. 966 021 647;
Prof. METTRE CASSAMO astrólogo – grande médium vidente – especialista em todos os trabalhos ocultos, resultados rápidos e garantidos dotado de dom hereditário tel. 965 580 383;
Mestre FATI - astrólogo espiritualista com experiência  aconselha sobre amor, impotência sexual, aproximação rápida (isto deve ser aquela cena da cobrição) afastamento das pessoas amadas… tel. 965 793 088;
Mestre astrólogo – vidente Prof. ALCAIRY …grande cientista, espiritualista com super magia negra e branca mais forte… tel. 961 284 064;
Mestre CASSAMA - grande médium vidente internacional  - ajuda a recuperar esposos que foram com outra pessoa amada, casamento, negócios tel. 968 303 533;
Professor KALIFA …grande conselheiro, com 28 anos de experiência; especialista em todos os trabalhos ocultos, descendente de uma antiga família de magias negra e branca tel. 939 736 421;
Professor ABDOU – grande especialista curandeiro, especializado na astrologia e espiritualismo… trata negócios, inveja, mau-olhado, vícios, concursos, emprego, promoção, atracção de clientes… tel. 968 936 358.
Maravilha das maravilhas: todos estes “grandes mestres” darão pulos de contentamento de vos poderem ajudar; qualquer destas igrejas agradecerá a Deus o envio de um novo prosélito, mas o mais incrível de tudo isto é que todos os bancos que vos referi têm uma caixa embutida na parede da rua e todas estas caixas dispõem de uma ranhura donde saiem notas de euro, que até parecem que foram passadas a ferro.
E chegados aqui, vos pergunto eu: o que poderá ser isto senão o paraíso? É-o seguramente para os prisioneiros na Caverna de Platão (ainda se lembram da alegoria não lembram?), mas para outros, talvez não seja bem isso e eu próprio o admito, mas que é um sítio e um local maravilhoso, isso ninguém pode negar, até porque, em tempo algum da existência da humanidade se verificou tal prodígio.
É óbvio que isto é a ribalta, são os holofotes, que tanto nos excitam, mas se esta fosse a verdade (apesar de real) porquê tanto prozac, tanta coca e tanto álcool? Viver não é fácil e gerir a liberdade a que estamos condenados, como dizia o meu amigo (porque me deu uma perspectiva responsável da existência) J P Sartre, é uma tarefa demasiado árdua. No meio disto tudo, um gajo conseguir manter-se equilibrado é de artista. É por isso que dizem que viver é uma arte. É preciso ser-se intuitivo: vejam esta tirada …tenho para mim que o mundo em que vivemos não é aquele que vemos e nos rodeia, mas aquele que construímos e sentimos em cada dia que passa…(do nosso amigo tertuliano Zé Duarte, in comentário à carta do Xico) é preciso ser-se acima de tudo frontal. Frontal com os outros, mas sobretudo connosco próprios, porque o mais difícil na vida não é vencer os outros (há sempre uns tantos mais fracos), mas vencermo-nos a nós. Aqui a coisa complica, porque ninguém nos conhece como nós próprios nos conhecemos.
Para bem de vós todos e para terminar, que a lenga lenga já vai longa, deixo-vos com uma citação de Epicuro, 341 A C: “a felicidade e a bem-aventurança não tem a ver com a abundância de riquezas, com posições elevadas, com cargos ou com poder, mas com a libertação do sofrimento, a docilidade dos sentimentos e um estado de espírito que estabelece limites que estão de acordo com a natureza.” E outra de Henry Thoreau, n. 1817: “ a riqueza de um homem é proporcional às coisas de que ele consegue prescindir”. E mais não disse, descalçou as luvas, limpou as mãos à parede e foi-se, como dizia o nosso prof. Ernesto.
Até logo.

2 comentários:

  1. Grande e criativo Chico. A leitura foi um prazer. Manda mais queijos, meu!

    Zé Miguel Teodoro

    ResponderEliminar
  2. Diz lá Chico, aos Bancos eu sei que vais, supersticioso? (todos somos), mas... vais áquelas "missas" todas?

    ResponderEliminar

O seu comentário é muito importante.
Obrigado