sábado, 26 de dezembro de 2009

A Excursão (I)...




O Joaquim, vai para uma mês, todos os dias pelas seis, ainda é noite serrada, solta com uma pancada seca o ferrolho da porta do curral e o silêncio, até agora, apenas violado pelo som firme dos seus passos, quebra-se numa corrida de mil pés, num trote abafado, com escorregadelas, com o som do roçar do pelo à passagem da porta estreita, lutando por um lugar no pelotão da frente e por uma lufada de ar fresco. Um bafo quente e um odor forte invadem aquele pedaço de rua estreita, em frente ao curral. Nada que incomode o Joaquim que, de olhar fixo, parecia contar cada uma das rezes que abandonavam o seu refúgio nocturno. Deu uma atenção especial a meia dúzia de rezes que parecia que não iam entrar naquela corrida desenfreada rua  acima. Pachorrentas, esperavam à porta do curral, obedecendo a alguns sons do Joaquim, abafados pela azafama geral. Por fim, lá se decidiu o impasse. Uma boa dezena de cabrititos, frenéticos, sem saberem onde era o seu norte, foram saindo e entrando  no curral, saltitavam, afastavam-se ligeiros, "alegres" e corriam, de novo, para a protecção materna.Tudo sob o olhar atento do Joaquim, que quando deu por finalizada a saída de todos os animais empurrou, com um só golpe, a porta que raspou ruidosamente a laje para se estatelar na aduela, ajustando-se de uma só vez,  produzindo o som seco da madeira a bater, soltando-se o ferrolho sem mais.

A cabeça do rebanho já dobrava a primeira curva, ainda o Joaquim, com um ar intrigado observava as novas rezes, como quem tem que tomar uma decisão para breve. Com o seu leve cajado polido e luzidio do uso, deu um toque na “amarela”, a mais velha das rezes, dois assobios e ala, rua acima, cabras e cabritos irrequietos, com o Joaquim, gorra preta na cabeça, saco da merenda a tiracolo, cajado perpendicular ao tronco, a fechar aquela procissão.

Agora, ainda são uns bons três quartos de hora, até encontrar uma zona de mato fresco, suficiente para alimentar aquelas bocas que tudo devoram. Os cabrititos eram uma dor de cabeça naquelas andanças, ora se afastavam do rumo, ora se chegavam às tetas maternas, ainda secas das mamadas da noite, atraídos pelo cheiro a leite, próprio das cabras acabadas de parir... não paravam e aquietavam as mães, obrigando a vergastadas, certeiras, mais constantes, para lhes acertar o passo e o rumo.

Os últimos muros que delimitavam as propriedades, já ficaram para trás e entrevam nos domínios mais altaneiros, quase virgens, da Serra do Moradal, o objectivo é chegar a um pasto que saciasse tamanho apetite. Não se podia descurar a água, por volta das onze, convinha dar de beber ao gado. Acalma,  com a sensação de saciedade que a água lhes confere.

Por fim, a meio da manhã, o Joaquim decidiu. Ia apartar os cabritos. Já vai sendo tempo. Vai precisar de roçar um molho de mato para deixar aos cabritos na manhã seguinte, vão ficar separados das  mães e vão ter que se habituar a sobreviver por si, forçando-os a uma nova alimentação que lhes conferirá mais robustez e, em função do destino, um sabor inconfundível. Para a semana, já podem acompanhar o resto do rebanho, ganhando consistência e apurando as carnes, mercê de uma alimentação única no mundo, que lhe confere características e paladares, reconhecidos pelos apreciadores mais exigentes.

 Dia 30 de Janeiro já estarão no peso... e na "conta"!

Levantado o véu:
A arte do Cabrito Estonado

Maranhos e cabrito estonado fazem parte da tradição pascal em Oleiros - RTP Noticias, Vídeo


4 comentários:

  1. Que o Joaquim já apartou os cabritos posso confirmar...

    Agora há que lhes dar o devido trato porque destino já eles têm!

    ResponderEliminar
  2. Ora vejam lá o que os espera (aos cabritos do joaquim...):

    http://www.cm-oleiros.pt/noticia/847/cabrito-estonado-de-oleiros-na-rtp-2-na-noite-de-natal-depois-da-missa-do-galo/

    ResponderEliminar
  3. Bom o melhor é começar a reservar os lugares nos autocarros, da Beira, do Oeste, do Norte e de Lisboa. Desta vez é para toda a família!

    ResponderEliminar
  4. Caríssimos,

    Para além do almoço está já confirmada a visita à unica destilaria de medrolho do concelho com produto certificado, onde nos será feita uma apresentação das instalações, de produto e do modo de fabrico.

    Poderão fazer visita virtual em:
    http://silvapa.com/

    Mais uma razão para a viagem!

    Para além do Tiago Silva contamos também com a presença do Paulo Urbano, actual Presidente da Junta de Freguesia do Orvalho e que está a apoiar localmente esta iniciativa.

    Abraço,

    Fernando Carvalho

    ResponderEliminar

O seu comentário é muito importante.
Obrigado