segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

No 8º aniversário do SABOR DA BEIRA

Meia dúzia de linhas para embrulhar fotos


Exclusivamente a benefício de memória futura, cumpre-me registar aqui que o 8º aniversário do blog «Sabor da Beira» se comemorou ao jantar do dia 27 de Janeiro de 2017 -- mais ou menos a data da praxe -- na Valenciana de Campolide (Lisboa), com os 29 comensais constantes da lista anexa.
Isto escrito e conferidas as datas, de certo ocorre a pergunta: «Só agora?».
«Pois!», responderá o autor da meia dúzia destas linhas, também retorquindo com a pergunta enfática: «Porquê antes?... se é que se justifica notícia do evento».
Vejam só, caros amigos que não participaram na morna festa. O jantar, só por si, dificilmente justificaria uma deslocação à noite, a Campolide. Ainda por cima, até a garoupa, que tanto nos tem entusiasmado noutras ocasiões, pareceu ter envelhecido, apresentando-se mais seca e gasta.
«Ah, mas deve ter sido belo o convívio, pois essa é a mais-valia corrente das nossas jantaradas», dir-me-ão, quiçá lamentando-se pela ausência.
Desculpem se os desiludo, caros amigos, mas ou foi da minha ocasional estranheza ou a temperatura dessa habitual convivialidade baixou bastante. A mim, pelo menos, pareceu-me tudo mais frio, provocando da parte de vários presentes o óbvio comentário, em tom de lamentação: «Que saudades do Hotel Olyssipo!». E a estranha disposição das mesas mais acentuou a frieza e distanciou uns dos outros. Deu apenas para conversar com quem estava à frente ou logo ao lado, assim a modos de conversa em família no dia a dia da sala de jantar de cada qual. A mim tocou-se a mesa do canto e, não fora a calorosa proximidade do Artur e do Casimiro e julgar-me-ia a em casa, com a Lia, a minha irmã Lúcia e a Raquel. Estava-se bem, mas para isso não era necessário ir a Campolide, em noite agreste. Não sei se outros grupinhos, em função do alinhamento das mesas, terão sentido o mesmo desconforto. Mas eu não gostei.

Queriam poesia
ou romance de cordel?
Depois, faltaram alguns dos que nunca passam despercebidos, como o Fernando  Carvalho, ausente por motivos familiares, ou o António Pinto, que alegou gripe mas ficou em casa a poupar-se para na manhã seguinte cedo erguer e rumar a Fátima, no seu papel de reporter do Lux Mundi. Além de vários outros. E, sabem que mais? Até os nossos bem amados Beata Tempora me pareceram estranhos. É que andam a ensaiar umas coisas belíssimas dos Beatles, mas ainda as têm um bocado cruas para no-las poderem servir a preceito.
Resulta de tudo isto que, quem não foi e pretenderia saber como decorreu o jantar, não perdeu muito por não lhe ter sido fornecida esta «não notícia» mais cedo. Se é que algum desses vai ao blog ver o que quer que seja, ou ao menos conferir se passa por lá algo de novo. Já para quem participou na comemoração do nosso aniversário, esperava o quê de novo ou diferente no relato da jantarada? Poesia? Literatura avulsa? Ou romance de cordel? Francamente, não sei e declaro-me incapaz de tais ousadias literárias.
Sei, sim, que ao menos a meia dúzia de fotos que eu tenho (diferentes porventura das dúzias que cada um de nós tirou), justificavam meia dúzia de linhas para as embrulhar, nestas páginas da blogosfera que ficam mais tempo no ar. É o que acabo de produzir: meia dúzia de linhas para embrulhar as fotos. Nada mais.

PS. À saída do jantar, alguém me perguntou se eu continuava a não fazer «nem a ponta de um corno». Respondi-lhe que «sim, cada vez mais convictamente». Mas só depois me lembrei do compromisso assumido com o António Casimiro, o organizador de serviço à coisa, para escrever algo no blog. Uma chatice. E se ele me lembrou…duas vezes!
A coisa foi andando, a vontade de escrever sobre comes e bebes (mesmo estes, especialíssimos…) sempre nenhuma, até que recebo um mail do Pinto, intimidatório e que reproduzo
«Caro Daniel: O jantar do Sabor da Beira já foi há 15 dias... Então, há crónica ou estás retraído com o frio?!  O pessoal está à espera... ou será que o Blog já era? A última notícia saida foi em 31/03/2016, sobre o livro do Freire... há tanto tempo!! Antes um artigo sobre o 7º aniversário, a 25 Janº 2016, da parceria Pinto - Daniel Reis! Só... 2 artigos em 1 ano é muito pouco!!! OU se inverte a situação OU o Blog declara falência...».
Face a tudo isto, ia lá eu desobedecer a uma ordem tão vincada, como a do meu particularíssimo amigo António C. Pinto? Não podia, ainda que tenha correspondido, apenas e só, com meia dúzia de linha para embrulhar fotos.

Daniel Reis  

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário é muito importante.
Obrigado