segunda-feira, 24 de novembro de 2014

MAGUSTO em LISBOA


     Desta vez o pretexto para os antigos alunos se reunirem, na Casa SVD de Lisboa, foi o tradicional Magusto.
     Na tarde cinzenta de Sábado, dia 22 de Novembro, o pessoal foi chegando à sala reservada para o evento, saudando os que já lá estavam. Juntaram-se em pequenos grupos de animado diálogo, tecendo considerações sobre as recordações vividas no Seminário, e também acerca das experiências e problemas da vida actual.
     Era tão grande a animação, que se põe a questão e intuir o que une este grupo de pessoas, com idades diferenciadas, vindo a maioria da zona da Grande Lisboa, e outros de mais longe, e logo se concluiu que é a “chama verbita”, que continua a brilhar no interior de cada antigo aluno. Trouxeram as esposas e outros familiares e amigos, que já se habituaram a estes momentos de convívio. O número de presenças foi semelhante ao dos dois anos anteriores, sinal de estabilidade, situando-se à volta de 50 participantes.
   Uma cara nova é sempre notícia e desta vez foi o Arlindo Santos, antigo colega do Antero e do Moleiro, que apareceu após cinquenta e tal anos, mas tem acompanhado sempre a vida associativa pelo jornal. Revelou contentamento e disse ter valido a pena o esforço para vir.   
     Os três alunos da casa, que vieram ao nosso encontro são um de cada nação: Angola, Indonésia e Filipinas. No nosso tempo formavam-se missionários com destino a estas terras distantes, agora é ao contrário pois vêm de lá para a Europa.  
    O Presidente da AAVD, Eduardo Moutinho, veio do Porto para estar com sócios da Zona Sul, e inteirar-se do pulsar real da associação.
    O Leonel surpreendeu o pessoal ao vir do Fundão, sendo saudado efusivamente. Ele próprio ficou radiante ao encontrar o Antão, seu colega de curso que não via desde a saída do seminário. Ficou até ao fim, ajudando os organizadores nas arrumações.
    A logística, as castanhas, os grelhados e tudo o mais foi garantido pelos três Delegados Regionais e suas esposas, que contaram com a colaboração do Messias O Vicente a assar castanhas, Aníbal e Messias nos grelhados e Pinto na contabilidade. A mesa foi composta com o que cada um entendeu trazer para oferecer aos seus amigos. As castanhas foram chegando quentinhas, e para acompanhar jeropiga produzida no Ferro, Covilhã, que veio do Encontro do Tortosendo, adquirida por um sócio (Antero) que a ofereceu aos participantes no Magusto
    O Vítor Geraldes levou umas garrafas de vinho do Porto, melhorado através de um processo de diálise, que decorre no Instituto Superior Técnico, sob a sua alçada. Assim é tratado um produto de menor qualidade, que recupera as suas características e fica apto a entrar no mercado. O pessoal provou e gostou, pois tem um sabor agradável.
   . Faltou o Vítor Batista com a sua viola e o Freire com a concertina para animar o ambiente, mas o pessoal passou o tempo à volta das mesas conversando animadamente em pequenos núcleos. O que resultou deste encontro, foi um fortalecer dos laços de união entre os antigos alunos verbitas e seus familiares, para todos juntos continuarmos a difundir a causa missionária da Congregação do Verbo Divino.
    Depois foi a debandada, levando cada um, boas recordações do convívio com os amigos, e vontade de participar em futuras actividades promovidas pela Associação dos Antigos Alunos.
     Um agradecimento ao Pe. António Lopes, reitor da Casa de Lisboa, que nos acolheu com simpatia, bem como ao Pe. Leite, Superior Provincial, tendo ambos convivido com o grupo de participantes.

                                                                                          
António Pinto


PRESENÇAS:
Aníbal Marques
Antero Nabais Paulo
António Lobo da Silva
António Monsanto Registo
António Pinto e Olívia
António Reis
Antº Vicente Almeida e Luísa
Apolinário Mendes
Arlindo Afonso Santos
Artur Santos
Daniel Reis
Eduardo Moutinho Santos
Eduardo Rego
Filipe Seguro
Francisco C Matos e Isabel
Francisco Barroso
Francisco Jerónimo
Francisco Magueijo e Mª Jesus
Henrique Nunes
João Carlos Balão
Joaquim Bernardo Corte (parente)
Joaquim José Corista e Isabel
José Antº Delgado
José Carlos T Martins
José Magalhães e Guiomar
Leonel Feiteiro Francisco
Luís Gens Rebelo
Luís Vaz
Manuel Antão
Manuel Nobre
Manuel Peres Sanches e esposa
Messias e Natividade
Nicolau Marques
Óscar Mota
Patrick Gil Morais
Ricardo Figueira
Vítor Geraldes
Pe. António Lopes (Reitor)
Pe. António Leite (Provincial)
Pe. Carlos Coutinho
Pe. Feciciano Sila
3 alunos verbitas

TOTAL 52 pessoas: sendo 37 AA, 8 esposas, 4 Padres e 3 alunos verbitas

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário é muito importante.
Obrigado