sexta-feira, 10 de abril de 2009

Projecto Zéthoven – Maestro Luís Cipriano "recusa" conceito de interioridade

Não resisti!
Adiei a saída de casa, fiquei preso à Grande Reportagem que passou na SIC Notícias, sexta-feira, 10 de Abril, entre as 14 e as 15h.

Não posso deixar de partilhar e documentar a emoção que senti à medida que a reportagem avançava. Primeiro, pela simplicidade do projecto e pela sua eficácia. Depois, pela mesquinhez política de quem avalia este tipo de intervenção social.

É um projecto que leva mais de uma dezena de anos, promovendo a cultura, através da música em redor do Concelho da Covilhã. Espero que os autarcas do Concelho da Covilhã tenham tido a oportunidade de seguir esta Grande Reportagem. Todo o país teve oportunidade de a seguir! E, todos os que a seguiram, se terão perguntado, porque razão, no Concelho da Covilhã se desperdiçam estas “pérolas”?

No rosto das crianças dos Concelhos de Pinhel, da Sertã, de Vila Velha de Ródão... vi, alegria, conhecimento, orgulho, motivação, vi visão (horizontes largos), responsabilidade, empenho e dedicação. Tudo isto ligado ao projecto de aprender música de uma forma despretensiosa e simples atraindo, com essa estratégia, o máximo de população juvenil o mais cedo possível.

O pioneiro e “profeta” desse projecto tem um rosto, Luís Cipriano, é maestro. Pelo que vi, ama o que faz e deve gostar pouco que falem dele. Eu vou fazer-lhe a vontade, até porque não o conheço e tento seguir o princípio de falar mais das coisas do que das pessoas. Fica apenas a referencia para quem puder e quiser aprofundar mais este tema.

Duas perguntas apenas:

- Em nome de que interesses se retira às crianças do Concelho da Covilhã o Direito a um desenvolvimento multidisciplinar?
- Quem toma (tomou) este tipo de decisões, o que lhes deu em troca?

Para os que não viram ou não sabem como, aqui fica a Grande Reportagem da SIC, um bom exemplo de como se pode fazer (bom) Jornalismo:

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário é muito importante.
Obrigado